COMO AS MAIORES EMPRESAS AGEM E SE DESTACAM NO MERCADO?

As empresas Magazine Luiza, Amazon, Mercado Livre vêm atuando no Brasil e disputam entre si vendas, por isso estão a todo instante tentando se destacar uma das outras, seja em questão de preços, atendimento ao cliente, tempo de chegada dos produtos e serviços oferecidos.

Assim, estas empresas que são muito reconhecidas também identificam os obstáculos que precisam ser superados e focam no objetivo de chegar ao topo e serem as mais procuradas e que realizam mais vendas.

Magazine Luiza

O Magazine Luiza é uma rede varejista de eletrônicos e móveis brasileira, fundada em 1957, possui mais de 1000 lojas e entrou com grande força no mercado online, que além de vender seus próprios produtos, oferece atualmente hospedagem online e serviços de venda para pequenos e médios empreendedores do setor, ampliando assim, a possibilidade de compra e venda para virtual ou presencial em suas lojas físicas em que os produtos podem ser comprados na internet e retirados nas lojas em até um dia.

Sua operação de e-commerce ganhou 12 vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C. A empresa busca estar mais próxima do cliente, entender suas dificuldades e explorar um lado mais humanizado e preocupado com os clientes e não oferecer apenas uma compra qualquer.

Assim, para esta área da tecnologia foi reunido mais de 500 profissionais no Luizalabs, a área de inovação ( padrões de startups ) que criaram novas soluções para o mercado atual. As estratégias de marketing estão presentes em grande parte dos canais de comunicação, principalmente nas redes sociais, aplicativos próprios, sites, além da criação da Lu, uma personagem virtual que começou como uma vendedora virtual e virou especialista digital, youtuber e case de humanização de marca no Brasil.

Conseguiram assim, transmitir uma identificação do humano para um personagem que esclarece dúvidas, descomplica termos técnicos, mostra os benefícios e usabilidade dos produtos. O Magazine está nas ações da Bolsa, têm alto rendimento de mercado e grande número de ativos sob seu domínio.

Amazon

A empresa Amazon é uma empresa multinacional de tecnologia norte-americana com sede em Seattle, Washington e foi fundada por Jeff Bezos em Bellevue, Washington, em 5 de julho de 1994.

Oferecem serviços online como cosméticos, jóias, produtos esportivos, Cd’s, Dvd’s, Computadores, brinquedos, até roupa de cama e produtos de pet shop, é precursora na venda de e-books, armazenagem em nuvem, IA e também atua no mercado de streamings ( oferecido pela Amazon Prime possibilita o consumidor ter acesso a uma fonte de programas de televisão e filmes para aluguel ou compra).

Mesmo que não tenha sido a empresa varejista mais utilizada no Brasil, ela é considerada uma das cinco grandes empresas de tecnologia junto com Google, Apple, etc. Ela é identificada como “uma das forças econômicas e culturais mais influentes do mundo” e a marca mais valiosa do mundo. A cultura organizacional Amazon defende que ela nasceu para oferecer a maior quantidade possível de produtos pelo menor preço. Sendo 99,99% das trocas de preços serem automatizadas.

O diferencial da empresa está na atenção em tornar a compra uma experiência agradável, customizando ao máximo as etapas. Logo na Home Page pode-se observar as destacadas ofertas especiais e uma vez logado, o site reconhece o usuário e customiza a página com as últimas buscas e características pessoais. Tem como principal foco a velocidade e excelência na entrega, solucionando as demandas do cliente de forma eficiente e segura.

Outra ferramenta que destaca a Amazon é a focada estratégia de qualquer usuário utilizar sua plataforma para oferecer seus produtos. Costumam possuir estoque próprio e oferecem serviço de distribuição para entrega de produtos físicos. Já a armazenagem dos produtos digitais se faz nos servidores da empresa onde o produto é disponibilizado após a compra.

Cada empresa ou usuário cadastrado no site que disponibilize um link, recebe uma comissão pelas vendas e automaticamente faz parte do programa de Associados, além de ter a possibilidade de montar um site próprio dentro da plataforma da Amazon e serem incluídos nos subgrupos Amazon zShops, Amazon Auctions ou Amazon Marketplace.

A Amazon se orgulha do seu principal objetivo que é ser uma empresa centrada no consumidor, onde os usuários podem descobrir e pesquisar sobre qualquer coisa, apenas navegando pelo site assim, investem largamente em tendências de mercado desde e-commerces ao streaming.

Mercado Livre

O mercado Livre nasceu em 1999 na Argentina e hoje opera em 18 países, sendo hoje o maior da América Latina, competindo fortemente com empresas da América do Sul. Seu objetivo é democratizar o comércio eletrônico oferecendo a melhor plataforma e os serviços necessários para que pessoas e empresas possam comprar, pagar, vender, enviar, anunciar e gerir seus negócios na Internet.

Promovem um ecossistema de serviços para o comércio, tendo como o principal deles o Marketplace mas também outros como Mercado Pago; Mercado Envios; Mercado Shops e MercadoLivre Publicidade. Assim, criam soluções financeiras para a intermediação de pagamentos (Mercado Pago) e asseguram a organização do estoque, armazenagem de produtos, e cuidam do que se refere aos envios durante o pós-venda como Mercado Envios Full.

Para se destacarem criaram um centro para orientar empreendedores que fazem parte do Marketplace com dicas e conteúdos que ajudam a desenvolver e otimizar os negócios. Utilizam de ações publicitárias como ações de remarketing através de Facebook e Google Ads para enviar anúncios de acordo com os interesses e buscas do usuário.

Oferece garantia de produto, a qual mostra grande estabilidade e segurança de compra e venda sendo que o vendedor faz a função de enviar o produto para o centro de distribuição do Mercado Livre e depois o molda nas especificações para diferenciação do produto, embalagem, envio e pós-venda do produto.

Podemos identificar através da pesquisa feita, os diferentes pontos como os aspectos descritivos, características operacionais e logísticas, adoção de tecnologia para integração de canais, estratégias de marketing, prognósticos e cenários de competitividade que essas empresas se diferem e tentam se destacar para serem referências no mercado.

Você também pode nos acompanhar nas redes sociais:

Suportte Centro de Negócios ® 2021 | Feito por Pedro Gaona